Ex-secretario de Roseana Sarney no centro dos ataques aos indígenas em Viana
![]() |
O ataque de fazendeiros a indígenas Gamela, no povoado Bahias, em Viana, tem como um dos artífices o ex-secretário de Segurança Pública do Governo Roseana e atual deputado federal Aluísio Mendes. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) – um dos primeiros a noticiar o ataque – o parlamentar incitou a violência contra os indígenas.
Segundo o Cimi, o deputado federal Aluisio Guimarães Mendes Filho (PTN/MA), que foi assessor presidencial de José Sarney e secretário de Segurança Pública na última gestão do governo de Roseana Sarney, concedeu entrevista a uma rádio local, após a retomada de sexta-feira, 28, e se referiu aos Gamela de forma racista, os chamando de arruaceiros e em diversos momentos o conteúdo de sua opinião era de incitação à violência.
“Botou gasolina na fogueira que acenderam pra queimar o nosso povo. Não teve responsabilidade com as nossas vidas. As notícias que chegavam era de uma concentração cada vez maior de fazendeiros pra nos atacar. Mobilizaram por celular e pelas rádios. Pegaram gente de outras regiões. Pensávamos que seria na (aldeia) Cajueiro, mas quando percebemos que seria no Povoado das Bahias, não tinha como ficar lá com tão pouca gente. Olha, foi um massacre”, destacou um Gamela presente na hora do ataque e que sofreu apenas escoriações.
fonte: Blog do Marrapá
Nenhum comentário:
Postar um comentário