terça-feira, 17 de outubro de 2017

4ª Vara de Caxias abre inscrições para casamento comunitário em Aldeias Altas

                                                                                   (imagem ilustrativa) 
Os casais residentes no termo judiciário de Aldeias Altas, que têm interesse em oficializar a união perante a Justiça e possuem renda de até dois (2) salários-mínimos, já podem se inscrever para a edição 2017 do Casamento Comunitário promovido pela 4ª Vara da Comarca de Caxias. A juíza Marcela Lobo, que responde pela unidade, designou para o dia 09 de dezembro, às 17h, a realização do evento no Ginásio Poliesportivo do município.

Os interessados em participar do casamento comunitário têm até o 17 de novembro para se inscrever no Cartório de Ofício Único de Aldeias Altas, localizado na Rua João Caetano Salazar de Abreu, nº 222 - Centro. 

Pelo projeto, todos os atos são gratuitos.

Os interessados deverão apresentar no ato de inscrição os seguintes documentos:
- Certidões de nascimento atualizadas dos nubentes;
- Comprovantes de endereço dos nubentes;
- Se houver nubente divorciado, apresentar a certidão do casamento anterior com a averbação do divórcio;
- Caso o nubente seja menor de 18 (dezoito) e maior de 16 (dezesseis) anos, é necessário o consentimento por escrito dos pais;
- Caso o nubente seja menor de 16 (dezesseis) anos, é necessário autorização judicial.

PROJETO - Instituído em 1999, pela Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão, na gestão do desembargador Jorge Rachid, o "Casamentos Comunitários" é um projeto de cidadania, inclusão e justiça social. Em 2013, na gestão do desembargador Cleones Cunha, o projeto foi reformulado pelo Provimento nº 10/2013, que autorizou a abertura, pelos cartórios, de um livro específico para registro de atos necessários à realização dos "Casamentos Comunitários". A medida possibilitou maior organização dos Cartórios e facilidade ao cidadão em casos de busca pelo registro de casamento.

Fonte: Ascom/ Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário